Nome:
Email:
Para finalizar seu cadastro CURTA NOSSA FANPAGE (clique no botão abaixo) e receba diariamente as notícias sobre mercado financeiro e educação financeira que acontecem no Brasil e no Mundo!
stickyimage

Mesada é ótima ferramenta para ensinar educação financeira

Mesada ainda é um assunto que gera muitas dúvidas e até certa polêmica. Algumas pessoas acham que é um incentivo ao consumismo, outras que devem dar uma quantia de dinheiro mensal somente mediante algum serviço doméstico, bom comportamento ou boas notas escolares. Para esclarecer alguns pontos e trazer um novo conceito sobre o assunto, decidi escrever o artigo de hoje sobre mesada.

Primeiro, quero começar com algumas perguntas muito comuns acerca do tema: qual é a idade recomendável para iniciar a mesada?Qual é o valor ideal a ser estabelecido? Em relação à idade, por volta dos sete ou oito anos é um bom momento, pois já possui vontades, sabe que para obter um produto ou serviço é necessário “trocá-lo” por dinheiro e possuem um entendimento suficiente para começar a aprender a administrar esse recurso.

Sobre a quantia, o ideal é dar metade do valor que a criança gasta no mês e explicar que a outra metade vocês vão investir nos sonhos de curto (até um mês), médio (de um a seis meses) e longo prazos (de seis meses a um ano), que ela mesma vai relacionar.

O assunto rendeu tanto que reuni minha experiência pessoal e profissional no assunto, estruturei e escrevi minha mais nova obra “Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro” (Editora DSOP). Com base nisso, quero mostrar a vocês que a mesada não apenas é uma ferramenta importantíssima de educação financeira como também de formação de um cidadão consciente e sustentável.

Como? Relacionando a mesada a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, dentre outras de grande relevância para a formação de um cidadão pensante, crítico e autônomo. Para isso, dividi o assunto em oito tipos. São eles: mesada de terceiros, mesada de troca, mesada ecológica, mesada econômica, mesada empreendedora, mesada financeira, mesada social e mesada voluntária.

 

 

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamentoMesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Classifique!

Deixe um comentário

Obrigatório

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

©2013 EduFin - O mais completo Portal de Educação Financeira
O EduFin presta apenas o serviço de disseminação de informação, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de curso, investimento, livro etc. Portanto não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Leia os termos e condições de uso