Nome:
Email:
Para finalizar seu cadastro CURTA NOSSA FANPAGE (clique no botão abaixo) e receba diariamente as notícias sobre mercado financeiro e educação financeira que acontecem no Brasil e no Mundo!
stickyimage

EduPapo Especial com Mauricio de Sousa

Como surgiu a ideia desse projeto "Descobrindo o valor das coisas" em parceria com Gustavo Cerbasi?

Foi uma sugestão da Editora Gente e que aprovei de imediato. O Gustavo Cerbasi é um nome importante na área de educação financeira. E o estudo e exercício da descoberta dos valores das coisas é assunto que vem de encontro à nossa filosofia de informar formando.

Conte um pouco para nós sobre esse lançamento e o que os personagens irão ensinar.

Na verdade é um kit com livro, mais cartazes educativos, vídeo e um jogo espetacular chamado Jogo do Milionário. O lúdico é essencial para atingir as crianças. Nossos personagens interagem nesse material ensinando às crianças como lidar com o dinheiro. Tanto pais como educadores podem usar esse kit.

Será que a Magali vai conseguir economizar na comida (risos)?

Com certeza aprenderá a comprar comida com qualidade sem gastar muito.(risos)

Qual a importância da educação financeira para as crianças?

Quem aprende, como usar o dinheiro desde o começo da vida, sem dúvida será um adulto com menos problemas financeiros.

Esta forma divertida tira o estereótipo de que educação financeira não é para criança?

Todo momento é importante para aprender. Basta escolhermos o método certo para cada idade. Alem disso é sabido que as crianças influenciam, e muito, nas despesas da casa. Com o desenvolvimento do seu senso crítico, poderão colaborar com os pais na economia familiar.

As crianças de hoje estão cada vez mais expostas ao consumo, e fazer escolhas é uma de suas tarefas. Como ajudá-las a fazer as escolhas certas?

O senso crítico se aprende com orientação, exemplos e critérios de comparações. Aí se descobre o que tem mais qualidade e oportunidade, independentemente de ser mais caro ou não que outro produto.

Vimos o projeto "Turma da Mônica em Superendividados" em parceria com SOS Consumidor do Estado de São Paulo em 2010. Qual foi a repercussão?

Ajudou-nos a decidir positivamente para esse novo produto da Editora Gente. Vimos que as crianças estão, sim, interessadas em conhecer melhor sobre assuntos financeiros.

O exemplo vem de casa?

Meu filho caçula, Marcelinho, já me chamava a atenção desde seus 7, 8 anos (hoje tem 14) para que eu economizasse nas compras. Até por isso "negociei" com ele para ser um novo personagem na Turma da Mônica. Com seus cuidados econômicos vai sugerir mudanças nos hábitos da turminha quanto ao consumo. Vai dar boas histórias. Muito atuais.

Maurício de Sousa é uma referência de leitura para as crianças. Os professores podem utilizar este projeto nas escolas?

Todos nossos projetos podem circular tranquilamente nas escolas, nas casa e até entre adultos. Todos podem aprender nas histórias da Turma da Mônica.

Veja o vídeo de Gustavo Cerbasi e Mauricio de Sousa falando sobre o projeto:

Saiba mais sobre Mauricio de Sousa

  • » Nasceu em Santa Isabel, no estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935.
  • » Em 1959, quando ainda atuava como repórter policial, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu.
  • » Em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.
  • » Seu mais recente sucesso é a publicação Turma da Mônica Jovem, uma linha de personagens da turminha com seus 15 anos de idade.
  • » Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países.
  • » Atualmente, suas revistas respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro.
  • » O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas.
  • » Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa.
  • » Em 2007, o UNICEF nomeou Mônica Embaixadora do UNICEF.
  •  

Principais prêmios, títulos e homenagens

  • » Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica, no Congresso Internacional de Lucca, Itália, 1971.
  • » Troféu Yellow Kid, o "Oscar dos Quadrinhos Mundiais", no Congresso Internacional de histórias em quadrinhos de Lucca, Itália, 1971.
  • » Diploma do Ministério da Aeronáutica Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, 1991.
  • » Honrado pelo presidente da República com a medalha dos Direitos Humanos, Brasília, 1998.
  • » Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras pelo livro A Turma da Mônica, 1999.
  • » Prêmio Destaque de Comércio Exterior (outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, como reconhecimento e incentivo ao segmento exportador), Rio de Janeiro, 2002".
  • » Medalha e certificado de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), pela valiosa contribuição para as campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas, Washington, 2002.
  • » Certificado do ISO – Instituto Solidariedade –, como reconhecimento da Empresa Solidária Mauricio de Sousa Produções pela contribuição junto às organizações comunitárias não-governamentais, São Paulo, 2002.
  • » Título de Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche, de Pittsburgh, pelos serviços prestados ao público infantil, 2001.
  • » Audiência com Sua Santidade Papa João Paulo II, no Vaticano e Medalha do Vaticano confirmando a sua nomeação como Membro do Conselho Administrativo do Centro Cultural Papa João Paulo II em Washington, DC, 2004.
  • » Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche, no carnaval de São Paulo, com o enredo Com Mauricio de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar, 2007.
  • » Em maio de 2008, Mauricio de Sousa foi condecorado com a Medalha de Vermeil, honraria conferida anualmente pela Academia de Arte, Ciência e Letras da França, entidade criada em 1915 para defender, estimular e promover a arte, cultura, francofonia (adoção do idioma francês) e os criadores e talentos destacados nessas áreas.
  • » Também em maio de 2008, Mauricio de Sousa é indicado, numa pesquisa realizada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, como um dos dez escritores mais admirados do Brasil.
  • » Em dezembro de 2010, Mauricio de Sousa foi eleito para ocupar a cadeira nº 24 da Academia Paulista de Letras. Em abril de 2011 foi empossado.
  • » Em 2011, Mauricio uniu-se à Digital 21 e criou a empresa MSDP – Mauricio de Sousa Digital Productions, que trabalhará tanto com animações como Turma do Penadinho e Turma da Mônica Jovem, quanto com produtos para mídias como IPad, Iphone, videogames etc.
  • » Em abril de 2011, Mauricio de Sousa ganhou o Prêmio Pulcinella, no Festival Cartoons on the Bay, em Rapallo, região de Gênova, na Itália, pelo conjunto de sua obra no mercado de animação.
6 comentários para EduPapo Especial com Mauricio de Sousa
    • Andrea
    • Adorei a entrevista com Maurício de Sousa, e a proposta de levar educação financeira para escola, como professora vou indicar o jogo para meus alunos. É muito bom ensinar brincando!Parabéns Portal Edufin.

    • Letícia de Souza
    • Olá Mauricio, eu queria dizr que eu sou um pouco curiosa… e na edição 50 na parte que a Mônica fica grávida, queria que na proxima edição que o senhor fizesse aparescesse o filhinho da Mônica e do Cebola. Gosto muito da turma da Mônica e queria saber só essa curiosidade, e queria falar que eu e minha amiga Rakell de Souza somos fãs a turminha mais legal do Brasil, admiramos muito o seu trabalho, e espero que daquoi à cinquenta anos ainda vamos nos lembrar de você e suas histórias! Um enorme abraço de Kekell e Lelê!

      Beijos e Abraços com muito carinho!

      • Portal EduFin
      • Olá Letícia! O Mauricio de Sousa te mandou uma resposta. Leia abaixo:

        “Oi Letícia! Então você gostou do casamento da Mônica e do Cebola? Fico contente.
        Mas essa historinha foi apenas um pulo no futuro da turminha. Com certeza vamos voltar a trazer essa história do futuro e continuar com a vida de casados da Mônica e do Cebola.
        Mas será em uma edição especial que deverá acontecer mais adiante. Talvez no próximo ano.
        Como os leitores gostaram do casamento quero continuar essa história.
        Obrigado por sua torcida.

        Abraço
        Mauricio de Sousa”

    • Rakell de Souza
    • Olá Maurício, quero dar a ídeia de um nome para o filhinho(a) da Mô e do Cê… se for possível… CLARO… como seria o nome? Pode ser Dudinha ou Bruninho. Queria só dar essa opinião… ou o nome pode ser Letícia!

Deixe um comentário

Obrigatório

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

©2013 EduFin - O mais completo Portal de Educação Financeira
O EduFin presta apenas o serviço de disseminação de informação, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de curso, investimento, livro etc. Portanto não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Leia os termos e condições de uso