Nome:
Email:
Para finalizar seu cadastro CURTA NOSSA FANPAGE (clique no botão abaixo) e receba diariamente as notícias sobre mercado financeiro e educação financeira que acontecem no Brasil e no Mundo!
stickyimage

Alivie a sua dívida com a portabilidade de crédito

por Equipe Melhortaxa

A equipe da Melhortaxa, especialista em financiamento imobiliário, dá dicas para quem procura uma forma de aliviar a dívida que fez com o banco, para comprar a casa própria. Se a linha de crédito que você contratou está pesando muito no bolso, uma saída é a portabilidade. Sem desespero, você inicia o processo com planejamento. No momento de listar gastos e despesas, você consegue visualizar o tamanho do seu problema.
casal dívida homem mulher
Feito isso, você começa a entender quanto e com quem deve negociar. O que altera a vida financeira de muita gente são as dívidas com cartão de crédito e cheque especial. As relacionadas ao financiamento imobiliário podem ser amenizadas com a portabilidade, que significa transferir toda a sua dívida para outro banco em busca de melhores condições de pagamento.

Entre as vantagens mais relevantes está conseguir taxas de juros menores com o novo banco. Para isso, você deve negociar bem as condições do contrato com o banco que receberá o seu financiamento; exija, ainda, informações como o Custo Efetivo Total (CET), para comparar os valores dos encargos e despesas cobrados pelas instituições. Saiba, também, que o banco consultado pode recusar o seu pedido. É um risco.

Depois de comunicar o seu desejo, o seu banco original tem até cinco dias para fazer a solicitação à nova instituição e um dia para preparar, sem custo, a seguinte documentação, importante para você negociar e fazer a migração:
calculadora moedas conta• número do contrato;
• saldo devedor atualizado;
• demonstrativo da evolução do saldo devedor;
• modalidade;
• taxa de juros anual, nominal e efetiva;
• prazo total e remanescente;
• sistema de pagamento;
• valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
• data do último vencimento da operação.

Fique atento, pois o seu banco atual não pode recusar o pedido de portabilidade nem você deve pagar taxas para viabilizar esse processo. É o novo banco que quita a dívida com a instituição onde está o seu financiamento. O que se pode cobrar, caso você não tenha conta corrente com ele, é a tarifa do cadastro para começar o relacionamento.

Você não deve desembolsar nem mesmo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Só é permitada essa cobrança se você quiser aumentar o financiamento, ou seja, aproveitar e solicitar mais dinheiro para o novo banco credor. Caso isso aconteça, o imposto é proporcional ao valor adicional desejado.
casal homem mulher negociação acordo
Toda essa operação não está amarrada com a contratação de nenhum serviço ou produto com o novo banco credor, inclusive a abertura de uma conta corrente. Só é necessária se os créditos acontecerem com depósito direto em conta corrente.

O mesmo ocorre com a instituição original, que não pode fazer ameaças ou suspender o seu cartão de crédito, cheque especial, etc. Não tem jeito, ela tem de aceitar o seu pedido ou propor condições de pagamento mais atraentes para mantê-lo no banco!

Boa sorte!

melhortaxa
Redação:
As dicas de como financiar um imóvel é da equipe de especialistas da Melhortaxa, um serviço gratuito que pesquisa instituições financeiras/bancos para encontrar a proposta de financiamento mais vantajosa para quem quer comprar um imóvel.

(O Portal EduFin presta apenas o serviço de disseminação de informação, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de curso, investimento, livro, etc. Portanto, não se responsabilizando por perdas, danos – diretos, indiretos e incidentais, custos e lucros cessantes. Leia os termos e condições de uso.)

Classifique!

Deixe um comentário

Obrigatório

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

©2013 EduFin - O mais completo Portal de Educação Financeira
O EduFin presta apenas o serviço de disseminação de informação, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de curso, investimento, livro etc. Portanto não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Leia os termos e condições de uso